Síndrome ou Doença?

Fonte: https://www.infoescola.com/medicina/diferenca-entre-doenca-e-sindrome/
Os termos síndrome e doença podem causar confusão quando um leigo procura um médico. Mas será que existe mesmo diferença entre os dois?
A palavra síndrome é derivada do grego (syndromé = reunião, concurso), que na medicina traduz-se por estado mórbido (enfermo, doente, relativo à doença) caracterizando-se por um aglomerado de sintomas e sinais clínicos, podendo resultar de mais de uma causa. Em outras palavras, a síndrome não é uma doença, mas sim uma condição médica. Esta condição também recebe o nome de síndroma ou síndromo.
A palavra doença é oriunda do latim (dolentia = padecimento), que significa que há um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo que está relacionado a sintomas específicos. Sua etiologia pode residir em fatores externos, como é o caso de infecções causadas por agentes patogênicos ou por disfunções ou malformações internas, como é o caso das doenças auto-imunes. Resumidamente, a doença deve apresentar os seguintes critérios, diferentemente da síndrome:
  1. Etiologia reconhecida (causa);
  2. Grupo identificável de sinais e sintomas;
  3. Alterações anatômicas consistentes.
Até o momento, ainda não foi claramente entendida a razão escondida por trás das síndromes. Por este motivo, elas são consideradas um tipo de mistério da medicina. Em contraste, a razão ou causa por trás de uma doença pode ser elucidada facilmente.
Um fator complicador é que certas doenças podem desencadear uma síndrome particular, sendo assim, é necessário uma minuciosa investigação sobre a causa do problema. Embora as síndromes não indiquem a presença de algumas doenças, como as mentais, podem manifestar-se na forma de algumas síndromes.
Já que a razão por trás de grande parte das síndromes não pode ser elucidada, esta condição é abordada de uma forma definitiva, por meio do uso temporário de fármacos que auxiliem no controle da sintomatologia. Já no caso de uma doença, não é estabelecido um procedimento definitivo de diagnóstico e tratamento para todas as condições.